CHECK-UP CEREBRAL - POR QUE FAZER?

Por Jury Garcia e Matheus Araújo - Centro de Pesquisa em Neurociências

De tempos em tempos precisamos levar nossos automóveis para fazerem uma revisão. Temos de trocar as velas, alinhar o balanceamento da suspensão, colocar aditivo na água do radiador, substituir o fluido de freio, só faltava ter que recalibrar a rebimboca da parafuseta, mas aí já seria demais. E, assim como nossos carros, todos os nossos utensílios possuem um tempo de vida útil, que pode ser estendido se cuidarmos bem deles e se os deixarmos em boas mãos, com profissionais especialistas e de confiança.

  Assim como as obras de nossas mãos, nossos carros, celulares e notebooks, nós, seres humanos, também temos uma vida útil e que, felizmente, também pode ser estendida em sua duração e melhorada em sua qualidade. E, assim como para nossas máquinas, o número de profissionais especializados no funcionamento de nosso maquinário orgânico (nossos órgãos) também é bem mais vasto hoje em dia do que em qualquer outra época da humanidade.

O corpo humano possui cerca de 79 órgãos, dentre os quais 5 são considerados vitais. São eles o cérebro, coração, pulmões, fígado e rins. Somente para o coração existem 5 possíveis especialidades e áreas de atuação. O coração, por ser um órgão sem o qual não vivemos, deve ser constantemente avaliado.

    Um check-up do coração é bastante comum e difundido, muitos clínicos gerais recomendam e grande parte da população brasileira já é, pelo menos, familiar ao termo. Existe, no entanto, um outro órgão cuja saúde não é tão constantemente examinada pelos brasileiros, apesar de também ser um órgão vital. Inclusive, o órgão a que me refiro lhe permite prestar atenção à esse texto, entendê-lo, guardar as informações contidas nele e, assim espero, apreciá-lo e compartilhá-lo com outras pessoas.

   O cérebro, como um dos cinco órgãos vitais, é de extrema importância para nossa sobrevivência e bem-estar. Suas anomalias e distúrbios podem arruinar a vida de uma pessoa (caso a mesma sobreviva ao dano), por outro lado, um funcionamento cerebral de excelência coopera para uma vida verdadeiramente próspera e feliz.

  “…Recebei a instrução e não o dinheiro. Preferi a ciência ao fino ouro, pois a Sabedoria vale mais que as pérolas e jóia alguma a pode igualar.” Provérbios capítulo 8, versículos 10 e 11″.

  Apesar de estar diretamente envolvido em nossos maiores feitos, o cérebro ainda é um órgão. E, como tal, envelhece, precisa de doses equilibradas de nutrientes, necessita de oxigenação (que pode ser feita por meio de exercícios físicos) e está sujeito à múltiplos fatores capazes de prejudicarem suas funções. Atualmente, já existe um conjunto de exames e tratamentos inovadores e específicos para a preservação e melhoria de nossas funções cerebrais. Hoje, já temos disponíveis no Brasil a tecnologia, os profissionais especializados e a infraestrutura adequada para avaliarmos a saúde de nossos cérebros. Assim como você checa a saúde de seu coração, você também já tem à sua disposição, aqui no IMPI, o Check-up cerebral.

   Um exame funcional, o check-up cerebral lança mãos das últimas metodologias e maquinários high tech disponíveis. Podendo acessar a saúde de todos os domínios cognitivos, níveis de bem estar, inclinações à transtornos de humor, o funcionamento de nosso sistema autonômico (ou seja, as funções de nosso organismo que não controlamos diretamente) e, enfim, tudo aquilo que se pode aferir e aprimorar atualmente em nossa saúde cerebral.

   No check-up cerebral o paciente passa por alguns exames neuropsicológicos que poderão ajudá-lo à observar sua saúde mental e cerebral. Transtornos de humor, como a ansiedade e a depressão, estão entre as possíveis inclinações da psique que são examinadas.

     Com os resultados dos exames em mãos você terá acesso aos mais variados aspectos de seu cérebro e mente de forma bastante integrada. Poderá, assim, repensar hábitos alimentares, ou talvez reconsiderar aquelas aulas de natação, aquele clube do livro que lhe estimulava tanto a cognição e quem sabe até mesmo aquelas aulas de música. Você terá um verdadeiro guia para melhorar sua saúde cerebral, mental, física e seus hábitos.

Fontes: 
https://www.impi.com.br/2017/09/21/checkup-cerebral/ 

https://istoe.com.br/392256_COMO+VAI+A+SAUDE+DO+SEU+CEREBRO+/

whats.png