CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO: ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOMOTRICIDADE

            Curso criado devido à carência de profissionais com formação em Psicomotricidade, tanto no âmbito educacional quanto clínico, bem como pela inexistência de cursos presenciais desta formação no Distrito Federal.

 

​O IEPSE


É O Instituto de Educação Superior do grupo IMPI (Instituto de Medicina e Psicologia Integradas), cuja função é o ensino, o estudo, a pesquisa e a produção de conhecimento. O foco do Instituto está nas pesquisas em neurociência, no desenvolvimento de modelos e técnicas inovadoras, oferecendo capacitação aos profissionais da Saúde e Educação, bem como na difusão desses conhecimentos à sociedade por meio do atendimento multiprofissional na clínica-escola e o ensino na rede educacional.

Objetivos:

​Apresentar as diversas contribuições da Psicomotricidade, numa visão interdisciplinar, para o atendimento educacional de crianças/adolescentes e clínico demais pessoas com algum tipo de Atraso no Desenvolvimento Neuropsicomotor.

 

  • Promover o conhecimento do desenvolvimento neuropsicomotor, analisando os entrelaçamentos físicos, afetivos, cognitivos e sociais envolvidos.

  • Fundamentar teoricamente o profissional para avaliação, para o planejamento e para prática educacional ou clínica, apoiada nos pressupostos da Psicomotricidade.

  • Discutir as contribuições das ciências afins como a Neurociência, as Teorias Cognitivas, a Psicologia, e as teorias de origem Psicomotora, nas intervenções educacionais e clínicas.

 

Público Alvo:

Profissionais das áreas de educação e da saúde, interessados no processo de desenvolvimento humano.

 

Concepção do Programa:

            O programa do curso foi concebido de forma a oferecer um conhecimento especializado ao ingresso nos aspectos filosóficos, teóricos e práticos que envolvem a intervenção psicomotora no âmbito da Educação e da Clínica, compreendendo os processos grupais de acordo com as diferenças individuais e socioculturais dos seus membros. A relação entre formação teórica, formação prática e intervenção profissional, está estabelecida no currículo no intuito de suprir as demandas para uma atuação ética e competente, comprometida com as complexas configurações que compõem o ser humano do século XXI.

 

Coordenação:

A coordenação será realizada pelo Instituto de Ensino e Pesquisa em Saúde e Educação (IEPSE), na pessoa no professor Mestre Augusto Parras Albuquerque e do Doutorando Prof. Juarez de Oliveira Sampaio

 

Carga Horária:

Disciplinas Teórico-práticas: 390h

Formação Profissional: 60h

Carga Horária Total: 450h

 

Valor Mensalidade:

R$ 400, 00 (quatrocentos reais) sujeito à alteração

 

Período e Periodicidade:

A duração do curso é igual há 20 meses, no seguinte formato:

 

1 - Formação Teórica (disciplinas teóricas):

Aulas teóricas com um final de semana por mês. Dependendo da carga horária da disciplina, a aulas acontecerão da seguinte forma:

Disciplinas de 20h – sexta-feira das 19h00 às 22h / sábado das 8h30 às 12h e das 14h às 17h30; mais a complementação à distância feita pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA.

Disciplinas de 30h - sexta-feira das 19h00 às 22h / sábado das 8h30 às 12h e das 14h às 17h30 e domingo de 8h30 às 12h; mais a complementação à distância feita pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA.

 

2 - Formação Prática (disciplinas práticas):

Aulas práticas em três finais de semana, alternadas com as disciplinas teóricas (dentro da carga horária prevista) – sexta-feira das 19h às 22h/sábado das 8h30 às 12h e das 14h às 17h30 / domingo das 8h30 às 12h.

 

3- Formação Profissional (estágio):

Acontecerá nos últimos 12 (doze meses) junto a instituições previamente contatadas. Todos os alunos terão acompanhamento supervisionado de professores qualificados, ligados ao quadro de docentes do IEPSE, para cumprir às 60h destinadas ao estágio. A oferta do estágio atende à sugestão da Associação Brasileira de Psicomotricidade que prevê uma formação baseada nos três pilares citados acima: Formação Teórica, Formação Prática (pessoal) e Formação Profissional (estágio).

O estágio poderá ser realizado junto aos supervisores indicados pelo IEPSE, sendo o local majoritário para o estágio o Instituto de Medicina e Psicologia Integradas (IMPI) que é a mantenedora do IEPSE e que oferece espaço para o atendimento de Psicomotricidade adequado à comunidade. O estágio também poderá ser realizado em outros espaços, desde que com a anuência da instituição escolhida ou do profissional que será responsável pela utilização do local de estágio e com a supervisão contínua dos profissionais determinados pelo IEPSE, que acompanharão os estudantes com as seguintes funções: orientação na confecção do projeto de intervenção, supervisão por meio de registros audiovisuais dos atendimentos e assinatura dos documentos de frequência e relatórios efetivados

whats.png