DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

11.png

Um check-up do coração é bastante comum e difundido, muitos clínicos gerais recomendam e grande parte da população brasileira já é, pelo menos, familiar ao termo. Existe, no entanto, um outro órgão cuja saúde não é tão constantemente examinada pelos brasileiros, apesar de também ser um órgão vital. Inclusive, o órgão a que me refiro lhe permite prestar atenção à esse texto, entendê-lo, guardar as informações contidas nele e, assim espero, apreciá-lo e compartilhá-lo com outras pessoas.

22.png

As novas descobertas significam que nós agora - depois de muitos anos de pesquisa - finalmente temos descobertas genéticas robustas que podem informar sobre a biologia subjacente e que papel a genética desempenha nas doenças e características que freqüentemente coocorrem com o TDAH. Além disso, o estudo é uma base importante para futuras pesquisas sobre o TDAH. Agora podemos direcionar nossos estudos, para que possamos alcançar uma compreensão mais profunda de como os genes de risco afetam o desenvolvimento do transtorno, com o objetivo de, finalmente, oferecer melhor ajuda às pessoas com TDAH.

33.png

A indução de ondas cerebrais teta com um dispositivo comercialmente disponível não apenas melhora a atividade das ondas teta, mas também aumenta o desempenho da memória episódica, conforme uma nova pesquisa do Centro de Neurociência da Universidade da Califórnia, Davis, publicada em outubro de 2018 na revista Cognitive Neuroscience.

A atividade elétrica no cérebro provoca diferentes tipos de ondas cerebrais que podem ser medidas na parte externa da cabeça. As ondas teta, são mais lentas e de baixa frequência, e ocorrem em torno de cinco a seis ciclos por segundo (5-6Hz), geralmente associadas a um cérebro que está monitorando ativamente alguma coisa - como o cérebro de um rato navegando em um labirinto.

44.png

Um viés negativo e perceptivo está associado ao surgimento e à manutenção de transtornos de humor e, portanto, é um caminho terapêutico de interesse. Aqui vamos discutir o lançamento de uma avaliação objetiva do viés emocional como um potencial biomarcador de humor.

55.png

O exercício físico tem efeitos benéficos sobre o funcionamento neurocognitivo, incluindo a memória episódica, que depende da atividade de uma estrutura cerebral chamada hipocampo. A intensidade e a duração do exercício mais efetivas para melhorar a função do hipocampo, no entanto, ainda não estavam tão claras. Até o momento.

66.png

Pesquisadores da Universidade de Columbia observaram menor complexidade estrutural no cerebelo de meninos autistas - indicando uma estrutura de superfície mais plana - no córtex cerebelar direito. Como o lado direito do cerebelo apóia o processamento da linguagem em indivíduos com desenvolvimento típico, esse achado sugere que ter uma superfície cerebelar mais plana pode estar relacionada a dificuldades de comunicação naqueles com autismo.

7.png

O novo documento também reflete o progresso da medicina e os avanços na compreensão científica. A 11ª versão da CID também conta com novos capítulos, um deles sobre medicina tradicional; embora milhões de pessoas utilizem a medicina tradicional em todo o mundo, ela nunca havia sido classificada nesse sistema. O transtorno dos jogos eletrônicos também foi adicionado à seção de transtornos que podem causar adicção.

8.png

O estudo não provou que esta célula cerebral é única para os seres humanos. Mas o fato deste neurônio especial não existir em roedores é intrigante, adicionando essas células a uma lista muito pequena de neurônios especializados que podem existir apenas em humanos ou apenas em cérebros de primatas.

9.png

Sistemas novos e assesíveis de realidade virtual têm gerado resultados em clínicas de psicologia, centros de pesquisa e além!

10.png

A ficção científica de fusão de homem e máquina se desenrolou por décadas nas telas dos cinemas. Mas a era híbrida biônica parece bastante próxima à vida real. No laboratório da Universidade de Calgary, onde cientistas que fizeram história fundindo células do cérebro de caracol a um microchip de computador estão prontos para tentar o mesmo feito com células humanas.

whats.png